Pular para o conteúdo

Astronauta japonês cresce 9 centímetros em estação espacial? Erro de medição!

Compartilhe:

O astronauta japonês, Norishige Kanai, foi enviado para a ISS (Estação Espacial Internacional) uma missão que durará 6 meses e está preocupado em não cabe na nave Soyuz quando tiver que voltar, pois disse ter crescido 9 centímetros nessas três semanas que foi enviado ao espaço, coisa que é rara de acontecer, pois quando vai ao espaço, o astronauta cresce em média até 5 centímetros.

A preocupação do astronauta japonês não é em vão, o que acontece é que a nave espacial russa Soyuz, a qual o trará de volta à terra no mês de junho de 2018, tem uma limitação de tamanho dos assentos, já que eles são moldados para serem de acordo com o tamanho de cada astronauta.

Norishige Kanai, que está na Estação Espacial Internacional (ISS, inglês) desde o mês de dezembro do ano passado, publicou em seu twitter que está preocupado quanto a não conseguir caber na nave, veja a mensagem que ele deixou:

“Bom dia a todos! Tenho um grande anúncio para fazer hoje. Tivemos os nossos corpos medidos após chegarmos ao espaço, e uau! Eu cresci 9 centímetros!”

 

E agora vem a mensagem em tom preocupado do astronauta:

“Cresci como uma planta nestas três semanas. Não acontecia algo assim desde o ensino médio. Estou um pouco preocupado quanto a se vou caber no assento da [nave espacial] Soyuz quando for a hora de voltar.”

É a primeira vez que o japonês Norishige Kanai vai ao espaço, pois antes disso ele trabalhava como médico na marinha japonesa.

 

Corrigindo o erro

Depois de publicar essa notícia, o astronauta Norishige Kanai postou um twitter pedindo desculpas, pois, segundo ele, ocorreu um erro durante a medição, pois na realidade ele havia crescido apenas 2 cm nesses três semanas em que estava na ISS.

A pessoa quem desconfiou de haver um erro na medição foi comandante da nave, Anton Shkaplerov, quem sugeriu que o astronauta japonês realizasse a medição novamente, constatando Norishige Kanai que na realidade estava com 1,82M, ou seja, havia crescido apenas 2 centímetros.

“Sinto muito por ter tuitado essa notícia falsa”, tuitou ele.

“Foi um erro de medição, mas parece que muitas pessoas estão falando sobre isso”. “Eu não sinto dores nas costas, e a dor em volta do meu pescoço e dos meus ombros sumiu. Logo, duvido que eu esteja 9 centímetros mais alto. O comandante do voo, Shkaplerov, notaria isso, pois ele é um veterano.”

 

Por que os astronautas crescem quando estão fora da terra?

Quando estão no espaço, os astronautas crescem em média até 5 centímetros. Esse fato acontece por que lá falta a gravidade que existe em nosso planeta, então a coluna vertebral se expande, tendo um crescimento na parte onde ficam os discos da cartilagem no osso da coluna.

Quando os astronautas crescem, isso é, geralmente, algo temporário, ou seja, depois que eles voltam para o planeta Terra o seu tamanho vai retornando ao normal.

 

Imagem: Reuters