Pular para o conteúdo

AIDS: a doença que ainda assombra a humanidade

Compartilhe:

Até hoje, a AIDS não é curável, mesmo que a Pesquisa tenha feito grandes progressos, aumentando a expectativa de vida em torno de 30 anos. Na verdade, algumas drogas são capazes de diminuir a velocidade ou mesmo bloquear a degeneração da AIDS.

Terapia anti-retroviral

Cura para a prevenção de infecções: o vírus HIV danifica os linfócitos T, portanto, o sistema imunológico é cada vez mais enfraquecido e sensível a infecções bacterianas

·         terapia contra o câncer (relacionada à infecção pelo HIV)

·         administração de fatores de crescimento

·         terapias paliativas, destinadas a reduzir os sintomas

AIDS na gravidez:

Mesmo que o vírus do HIV possa ser transmitido através da via materno-fetal, uma terapia farmacológica adequada e imediata certamente impede o risco de transmissão da doença ao feto. A mãe pode tomar zidovudina (monoterapia), ou uma combinação de múltiplos medicamentos anti-retrovirais, que reduzem a possibilidade de transmissão do vírus para o feto e são uma terapia valiosa para a mãe (a partir da 16ª semana).

Evite a amamentação no caso de soropositividade: o vírus pode passar de mãe para recém-nascido também através do leite materno.

Cuidados paliativos e tratamento para AIDS

As drogas utilizadas como terapia paralela à terapia anti-retroviral não são eficazes contra o vírus HIV, por isso são ineficazes para fins de cura da doença; no entanto, a administração dos chamados medicamentos “paliativos” ainda é essencial para ajudar o paciente a viver melhor com a doença, com menos dor:

Ingestão nutricional adequada: útil para equilibrar a descompensação nutricional (a AIDS afeta a percepção da fome).

Em caso de diarréia, administre medicamentos antidiarréicos

Para curar a desidratação (causada por diarréia / vômitos), é necessária uma terapia de reidratação baseada em eletrólitos, potássio, sódio , amido de arroz , glicose, etc. Esta terapia pode ser tomada por via oral (através da alimentação ou integração com produtos específicos) ou intravenosamente, se o paciente não puder se alimentar adequadamente.

Os medicamentos anti-hipertensivos são indicados para corrigir os valores da pressão arterial se o paciente também sofre de hipertensão

Os esteróides anabolizantes podem ser tomadas somente nell’evenienza um emagrecimento óbvio e perigoso

A administração de AINEs e opióides é útil para apaziguar a dor causada por patologias secundárias, no contexto da AIDS: o vírus do HIV, como já vimos, enfraquece o sistema imunológico, tornando o corpo mais exposto a infecções e tumores bacterianos.

O paciente que sofre de AIDS também deve ser apoiado psicologicamente por pessoal especializado e familiares

Como prevenir AIDS

É claro que a prevenção de infecção por HIV é a chave para evitar a doença:

·         Evite sexo desprotegido com pessoas em risco

·         Exclua os dadores de sangue em risco

·         Não use drogas (regra essencial, ética e moral, a serem seguidas sempre, não apenas como prevenção da AIDS)

·         Não use seringas infectadas

Evite a gravidez se a mulher é seropositiva.