NASA descobre novo planeta no sistema solar Kepler-90

• Por Redação Informatizando
  • 15/12/2017

A Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) divulgou na quinta-feira, dia 14 de dezembro, a descoberta de um novo planeta no sistema solar Kepler-90, o que gera agora um total de oito planetas e faz com que esse sistema se pareça mais com o nosso sistema solar.

O novo planeta descoberto foi o chamado Kepler-90i, um planeta com solo rochoso e que é o menor dos oito planetas que compõem o sistema Kepler-90. O Kepler-90i se encontra tão próximo da sua estrela que sua temperatura média nele pode chegar a 426ºC e um ano nesse planeta demora 14,4 dias para se passar, ao contrário da terra que dura 365 dias.

Saiba como foi feita essa descoberta

O descobrimento desse novo planeta no sistema solar Kepler-90 aconteceu graças a tecnologia da Nasa, ao seu telescópio Kepler (que foi ativado no ano de 2009 com o objetivo de explorar os céus em busca de planetas iguais ao nosso) e também a sua parceria com a gigante Google, que forneceu a inteligência artificial para essa missão.

E ainda existem planos dos cientista de fazerem o uso desse sistema para conseguirem descobrir novos planetas, usando os dados que foram coletados pelo telescópio Kepler sobre aproximadamente 150 mil estrelas.

“O sistema estrelar Kepler-90 é como uma mini versão do nosso Sistema Solar. Você tem planetas pequenos dentro e grandes planetas fora, mas tudo está muito mais perto”, relatou o astrônomo da Universidade do Texas (EUA) e membro da Nasa, Andrew Vanderburg.

NASA descobre novo planeta no sistema solar Kepler-90

Para essa missão, fora programado um computador que pudesse aprender a identificar sinais fortes e fracos do trânsito desses exoplanetas através da leitura de luz captada pelo telescópio Kepler. Nisso a Nasa conseguiu descobrir dois planetas que ainda eram deconhecidos: o Kepler-90i e o Kepler-80g (pertencente a outo sistema solar com seis planetas).

O telescópio Kepler (que na realidade é uma versão melhorada do telescópio refrator), foi uma invenção de Johannes Kepler, um astrônomo e matemático alemão, por isso o invento leva seu nome.

Em um comunicado a NASA informou:

“O sistema está configurado como o nosso Sistema Solar, com os pequenos planetas localizados perto da estrela e os grandes planetas mais afastados. Este modelo evidencia que os planetas gasosos externos do sistema, que são aproximadamente de tamanho de Saturno e Júpiter, se formaram de maneira similar ao nosso Sistema Solar”

Os oito planetas do sistema Kepler-90 orbitam a sua estrela a uma distância bem similar ao que os planetas vizinhos a terra orbitam o sol. E dentre esses planetas, existe um que os cientistas julgam como um novo planeta habitável, que é o Kepler-186f, qual fora descoberto no ano de 2014.

Imagens: nasa.gov