Beryl Swain – a pioneira em MotoGP

  • Por Redação Informatizando
  • 04/12/2017

Em 1962, Beryl Swain fez história como a primeira mulher a participar no Campeonato Mundial em MotoGP e ser a primeiro a terminar uma carreira no Grande Prêmio.

De secretária profissional, Beryl começou no mundo das motos depois de se casar em 1952 com Eddie Swain, proprietário de uma loja de motos. Sua paixão pelo motociclismo cresceu rapidamente e logo se envolveu em corridas na Brands Hatch e Snetterton, onde começou na categoria de 50cc.

Beryl Swain era ambiciosa e uma pilota com um futuro brilhante, digno de ter uma carreira como piloto. Beryl Swain começou aestabelecer o objetivo de se tornar uma das grandes figuras femininas no mundo das corridas.

Seu grande dia chegou em 1962. Beryl formou a grade na TT Isle of Man , prova que pertencia ao Campeonato do Mundo GP da época. Beryl Swain fez a prova numa moto italiana de 50cc e finalizou juntamente com outro 25 participantes. Essa experiência acabou de conectá-la ao mundo da concorrência e pouco depois de cruzar a linha de chegada, anunciou que já se pensava em retornar no ano seguinte.

 

Imagem inline 3

 

A participação da piloto feminina não foi bem recebida por muitos na época, incluindo o END, que revogou sua licença internacional alegando que era um esporte perigoso para as mulheres. 

Uma decisão que acabou com todos os sonhos de Beryl, ela tentou pedir ajuda do tenente-governador e, apesar de reunir muito apoio, sua licença nunca foi restaurada.

A sua resistência era admirável. Beryl Swain era uma mulher à frente de seu tempo, lutou para ter seu direito de fazer o que ela gostava, o motociclismo.

Apenas uma década depois, as mulheres estavam competindo novamente no TT e talvez os esforços pioneiros de Beryl Swain, de alguma forma,abriram o caminho. Embora ela tenha sido mal sucedido ao romper as barreiras para si mesma, ela finalmente se tornou a primeira mulher a participar de MotoGP e participou na corrida da Copa do Mundo, concretizando seu objetivo de ser líder no motociclismo feminino.

 

Leia também:

Demi Lovato lança novo álbum e promete sucesso

Hambúrguer artesanal: a moda gourmet de São Paulo

Insônia: conheça os melhores Remédios naturais para dormir

A Dieta Sirtfood – emagrecer bebendo vinho e comendo chocolate

Bruno Mars faz 4 shows esgotados no Brasil

+CLIQUE AQUI para ver mais assuntos.

Informatizando no Youtube