Facebook utilizará inteligência artificial para ajudar a prevenir suicídio no País

  • Por Gabriela A. Teixeira
  • 28/11/2017

Após testes realizados nos Estados Unidos, o Facebook irá usar o software de reconhecimento de padrões que detecta usuários da rede social com possíveis intenções suicidas, em outros países.
Em março, a empresa começou a testar o software, a rede social iniciou análises de publicações e comentários, isso ocorreu para detectar frases que poderiam ser de possíveis suicidas. Na segunda-feira 27/11 foi feito o anúncio de expansão. Segundo a companhia, o software realiza uma busca com perguntas “Você está bem” e “Posso ajudar”, que são possíveis indícios.
Caso ocorra um potencial suicídio, haverá:
O programa de alerta, com funcionários especializados para lidar com essa situação;
A sugestão de recursos para usuário, ou para amigos do usuário (linha de ajuda via telefone);
A equipe de funcionários podem chamar as autoridades, caso seja necessário.
O vice-presidente de gerenciamento do Facebook, informou que a empresa começou a utilizar o software em outros países, porque os testes trouxeram bons resultados. A rede social tenta destacar funcionários especializados para entrar em contato com autoridades independente do idioma ou horário: “A velocidade realmente importa. Temos que ajudar as pessoas em tempo real” afirmou Guy Rosen.
O software foi testado apenas nos EUA, mas já identificou 100 usuários da rede social com intenção suicida no último mês.