Benefícios de gergelim que você definitivamente precisa saber

  • Por Redação Informatizando
  • 27/11/2017

Embora os gergelins possam ser pequenos, as sementes proporcionam um impacto nutricional maciço e foram usadas há anos em práticas de medicina tradicional. 

Embora seja mais provável que os veja em cima de um pão ou broa, as indústrias de saúde e beleza passaram a utilizar os gergelins em suas fórmulas.

Resultado de imagem para semente de gergelim

O gergelim ou sésamo (sesamum indicum  é uma planta herbácea que pode ser encontrada no Oriente Médio e no Extremo Oriente ou mesmo em algumas áreas da África, embora tenha crescido hoje em muitos outros países. As sementes estão contidas em pequenos frutos alongados que se abrem quando se tornam maduros.

As sementes de gergelim podem ser divididas em três categorias , muito semelhantes em termos de propriedades nutricionais e elementos benéficos, mas com algumas pequenas diferenças:

Branco: o mais comum, contendo uma quantidade ligeiramente maior de cálcio;

Preto: mais difícil de encontrar;

Vermelho: que contém mais ferro do que outros.

Resultado de imagem para semente de gergelim

Estas pequenas sementes podem ser adicionadas ao seu mingau, suco ou usado na culinária como o óleo de gergelim. Troque o seu óleo de cozinha regular por uma a base de gergelim, irá adicionar um tom de noz às suas refeições.

Benefícios do gergelim foram aclamadas há anos como um poderoso suplemento antienvelhecimento pela medicina tradicional chinesa e ayurvédica (desenvolvido na Índia).

Os grãos de gergelim são embalados cheios de vitaminas B, aminoácidos e minerais, como ferro, cobre, fósforo, além de serem atados com antioxidantes poderosos, também são uma rica fonte de cálcio e zinco, que são usados ​​para manter seus ossos fortes para que você possa continuar a praticar seu esporte favorito.

E nada mantém sua pele mais clara do que uma dose de vitamina E, o que – coincidentemente – o gergelim é bem rico.

Enquanto as sementes de gergelim não podem reverter o tempo,  poderão fazer maravilhas para os cabelos. Seus nutrientes nutrem o couro cabeludo e também aumentam a produção de melanina, que é responsável por criar pigmentos no cabelo. Como tal, há uma série de produtos de cabelo com gergelim e óleo de gergelim que vale a pena experimentar.

A semente de gergelim tem muitas calorias, cerca de 570 kcal por 100 gr. No entanto, considerando que um montante semelhante caberia mais ou menos a 500 sementes, não correrá qualquer risco.

Além disso, as poucas sementes são suficientes para assimilar corretamente suas propriedades benéficas, no máximo duas colheres de sopa por dia . Se você está seguindo uma dieta, as sementes de gergelim podem ser aliadas realmente valiosas, pois contêm tantas fibras que ajudam no controle do colesterol e limitam a absorção de gorduras.

O segredo é sobre não exagerar.

Leia também:

Demi Lovato lança novo álbum e promete sucesso

Hambúrguer artesanal: a moda gourmet de São Paulo

Insônia: conheça os melhores Remédios naturais para dormir

Bruno Mars faz 4 shows esgotados no Brasil

+CLIQUE AQUI para ver mais assuntos.

Informatizando no Youtube