Pular para o conteúdo

Oktoberfest: a maior celebração mundial da cerveja

Compartilhe:

A mera menção da palavra Oktoberfest envia a mente de todos para a Alemanha e, em particular, para Munique, a capital do festival mundialmente famoso.

No entanto, a segunda maior celebração mundial de cerveja ocorre aqui no Brasil, na cidade de Blumenau, situada do estado sulino de Santa Catarina, ao longo do vale do Rio Itajaí.

Geograficamente, Blumenau pode estar tão distante da cultura bávara quanto possível, a cidade com uma população de 293 mil habitantes tem fortes laços históricos com a Europa. Em 1850, o farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto von Blumenau junto com outros 17 agricultores alemães chegou de barco e instalou uma pequena colônia nesta região ao sul de Santa Catarina.

Ao longo do tempo, estes dois pontos gradualmente abandonaram sua língua nativa, embora nunca tenham perdido completamente o contato com suas raízes, assim celebrando a festa alemã da cerveja.

O Brasil conhecido como o país do futebol e do o carnaval, das abundantes praias, são os anfitriões da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau atrai cerca de um milhão de visitantes à cidade todos os meses de outubro, para três semanas de uma mistura única de tradições alemãs e o insaciável apetite brasileiro por festa.

Blumenau organizou sua primeira Oktoberfest em 1984, como forma de levantar fundos para reparar a cidade depois que uma inundação devastadora. Desde então, sua popularidade cresceu, com visitantes vindos de todo o Brasil, e cada vez mais turistas estrangeiros.

Os espetáculos variam desde os típicos números de dança baleira (todos dançados por grupos folclóricos) em alemão, a tradicional Biergarten e uma autêntica comida alemã, músicas que alternam entre alemão e português e, conjuntos de rock e DJs contemporâneos, deixarão a festa ainda mais divertida.

A cervejaria local é a Eisenbahn, patrocinador em destaque do evento, oferecendo as premiadas Dunkel e Kolsch.

Neste ano, a cidade de São Paulo também estará comemorando a sua primeira edição da Oktoberfest, entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, contando com diversas barracas de comidas típicas, cervejas, muita música e diversão.