Especialistas comprovam benefícios da meditação: previne doenças, combate estresse e aumenta a produtividade.

  • Por Redação Informatizando
  • 18/09/2017

A meditação é uma técnica milenar, muito utilizada pela cultura oriental como forma de equilibrar o físico e o mental dos seus praticantes. Exatamente este princípio é o que a cultura oriental busca e obtém, na prática da meditação,
deixar para trás tudo aquilo que possa trazer preocupação e afetar nossa saúde.
Esta busca pelo equilíbrio passa a ser o principal fator que permite que benefícios da meditação sejam obtidos.
Meditação nos dias atuais Nos dias atuais, com tantas responsabilidades e obrigações é comum nos
depararmos com desculpas de que falta tempo para exercer atividades que possam trazer bem-estar e uma vida mais saudável; porém, a meditação não precisa de muito tempo para ser realizada. Basicamente, é um exercício que
permite observar a respiração e se deixar levar pelas sensações do momento presente.
Pois bem, atualmente estudos médicos e científicos realizados por várias instituições ao redor do mundo, têm conseguido constatar as vantagens de se realizar a meditação para atuar sobre diversas enfermidades e disfunções
presentes em muitas pessoas.

Benefício da meditação 1 – Reduz o estresse
A meditação reduz a produção de adrenalina e cortisol, que são fatores que abrem a porta para ocasionar o estresse, entre outras disfunções físico-emocionais.
Permite o aumento de endorfinas, o que traz a sensação de tranquilidade e harmonia originando mais felicidade à pessoa que medita.
Esse benefício é obtido, de forma permanente, se a meditação for realizada como rotina diária e permite ganhos de qualidade de vida e equilíbrio para suas emoções.

Benefício da meditação 2 – Controla e reduz a ansiedade
As preocupações com o que ainda está por vir e aqueles sentimentos de medo constante, são as causas da ansiedade.
Note que esse problema é um dos mais graves na atualidade e vem afetando a cada dia um maior número de pessoas que acabam evoluindo para outros transtornos emocionais caso as causas não sejam tratadas.
A meditação auxilia a trazer a pessoa para viver o presente e não a expectativa de um futuro, parando de se preocupar sobre o que pode vir a acontecer e eliminando as causas que provocam a ansiedade.
Esse é um grande prêmio proporcionado pela meditação, pois permite que você viva somente o tempo que importa, o tempo de hoje!

Benefício da meditação 3 – Ajuda na cura da insônia e atua sobre distúrbios mentais
Um dos maiores benefícios da meditação é o encontro do equilíbrio e da paz. Algumas instituições que tratam de distúrbios do sono já utilizam práticas de meditação para a melhoria ou eliminação total da insônia, que pode ser
provocada por preocupações.
Como a insônia também pode ser provocada por sintomas de depressão, a meditação também atua para reduzir ou eliminar esta doença, através do equilíbrio mental obtido por meio de sua prática.

Benefício da meditação 4 – Atua na melhoria do sistema cardiovascular
Estudos médicos vêm comprovando uma melhoria cardiovascular em pessoas que são hipertensas e que passam a fazer uso da meditação.
Este fato reduz a incidência de infartos e ataques cardíacos e a alternativa de utilizar a meditação como um medicamento complementar é um fato já adotado por diversas instituições médicas.

Considerações finais sobre benefícios da meditação

Os benefícios da meditação, antes limitados a culturas milenares, passaram a ser estudados e medidos cientificamente e viraram uma excelente opção ao tratamento convencional de várias doenças e ao equilíbrio do funcionamento do corpo humano.

O que achou sobre conhecer mais a respeito da meditação? Comente abaixo!