10 alimentos bons para o cérebro

  • Por Redação Informatizando
  • 14/09/2017

A alimentação correta e saudável é importante para sua saúde mental e física. O cérebro, assim como o coração, pulmões e demais órgãos e músculos, precisa de nutrientes. Mas quais são os alimentos que mantém nossas funções cerebrais funcionando bem? Nós mostramos aqui 10 alimentos bons para o cérebro.

 

Uma solução saudável e segura

Quando a função cognitiva começa a diminuir, não existe absolutamente nada na área farmacêutica que possa reverter essa situação. Todos nós estamos sujeitos a uma degeneração cerebral. Segundo estatísticas, se uma pessoa viver mais do que 70 ou 80 anos, o risco de desenvolver uma doença como o Alzheimer é de 50%. Entretanto, é possível prevenir muitas doenças, criar um cérebro forte e saudável, melhorando sua vitalidade e funcionalidade apenas fazendo boas escolhas alimentares.

Os alimentos que vamos mostrar a seguir vão te ajudar a manter e preservar as funções cerebrais e a restaurar sua memória e outros parâmetros da atividade cerebral. Confira.

 

1 – Brócolis

O brócolis é uma rica fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar o poder intelectual e também por melhorar a função cognitiva. Segundo pesquisas, por ser o brócolis rico em glucosinolatos (importantes compostos promotores da saúde), ele pode retardar a quebra do neurotransmissor, a acetilcolina, que precisamos para o sistema nervoso central funcionar corretamente e manter nosso cérebro e nossas memórias afiadas. Os baixos níveis de acetilcolina estão associados à doença de Alzheimer.

 

2 – Nozes

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, uma boa ingestão de vitamina E pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo (perda de memória, falta de concentração e atenção e demais problemas relacionados ao raciocínio logico), especialmente nas pessoas idosas. E as nozes são uma rica fonte de vitamina E, assim como o arroz e grãos e integrais, azeitonas, dentre outras.

 

3 – Sementes de abóbora

Dentre os vários alimentos bons para o cérebro, as sementes de abóbora se destacam bastante. Elas são mais ricas em zinco que muitas outras sementes, este valioso mineral é vital para melhorar a memória e as habilidades de pensamento. Essas sementes também possuem boas quantidades de magnésio, vitaminas B e o aminoácido triptofano, o precursor da serotonina química (responsável por regular o humor).

 

4 – Mirtilos

A Universidade Tufts nos Estados Unidos tem estudado bastante sobre as propriedades do mirtilo, de acordo com as evidencias que elas possuem, essa fruta pode ser eficiente para melhorar ou atrasar a perda de memória a curto prazo. Apesar dos mirtilos estarem amplamente disponíveis, se preferir, você também pode optar por frutas e vegetais vermelhos ou vermelhos escuros que contenham os mesmos compostos protetores que os mirtilos, chamados de antocianinas, que podem ser encontrados no morango, acerola, jabuticaba, entre outras, que ajudam no bom funcionamento cerebral.

 

5 – Ovos

O ovos são ricos em colina, um composto precursor da acetilcolina, um dos neurotransmissores mais fundamentais. Além disso, os ovos contêm colesterol bom (HDL), um componente importante das membranas das células cerebrais, além de possuírem propriedades antioxidantes e ajudarem a proteger do cérebro.

 

6 – Salmão

Dentre os alimentos bons para a memória e o funcionamento cerebral de modo geral, o salmão é um peixe rico em ômega 3 (ácidos graxos), um componente essencial para a saúde da mente e que também contém substâncias anti-inflamatórias.

Além do salmão, outros tipos de peixes que possuem ômega 3 são a sardinha, o atum e o arenque. Você pode estar consumindo esses peixes até 4 vezes na semana, sejam cozidos, assados ou grelhados.

 

7 – Abacate

O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas, que servem para proteger as células cerebrais e também reduzir as quantidades de colesterol ruim no sangue (LDL), por isso é um alimento bom para a saúde da mente. O óleo de abacate foi apresentado como um aliado para manter os níveis normais de pressão arterial. O abacate ajuda também a prevenir o diabetes e contém propriedades antioxidantes.

 

8 – Couve

O couve, está incluído nessa lista de alimentos bons para o cérebro, pois é um excelente vegetal com baixo teor de carboidratos e rico em vitaminas C, K e A, bem como potássio e ferro, essenciais para o bom funcionamento cerebral e a saúde da mente como um todo.

 

9 – Amêndoas

Do mesmo modo que os peixes gordurosos, as amêndoas têm níveis elevados de ácidos graxos ômega-3, que são saudáveis para o cérebro, e muita vitamina E que protege o cérebro, sendo, por tanto, um dos alimentos bons para a memória.

 

10 – Beterraba

A beterraba é um alimento excelente para a saúde cerebral, contribuindo para o aumento do seu desempenho e também para a prevenção da demência.

Segundo pesquisas dos cientistas da Universidade de Wake Forest, a beterraba possui um alto teor de nitrato, que aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, ou seja, os vasos sanguíneos se ampliam, devido a presença do nitrito, e, com isso, o fluxo de sangue aumenta nas áreas que faltam e, isso, eleva a oxigenação do cérebro, retardando o surgimento da demência. Você pode consumir a beterraba tanto crua, cozida a vapor ou em forma de suco.